quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O belo


Existem filmes, assim como livros, poemas e músicas, que nos tocam profundamente a cada vez que assistimos. Ontem assisti, pela terceira ou quarta vez, o filme “Beleza Americana” e, novamente estou refletindo à respeito. Sempre uma reflexão nova, já que momentos diferentes levam a percepções e emoções diferenciadas, mas novamente intensa.
Neste momento, em que convivo com a beleza e a podridão humanas (inclusive as minhas), vejo como as pessoas estão cada vez mais distantes de si mesmas.
Explicações são muitas: a correria do dia-a-dia, altas exigências, a competitividade no trabalho, a eterna falta de tempo...
Mesmo assim impressiono-me ao vê-las tão desligadas de seu mundo interior.
Hoje em dia o ser humano não mais vive, ele atua. Frente às dificuldades, quando ele não se esquiva, ele age. Resolve o problema de modo muito prático e eficiente, sem parar pra pensar, sem tentar entender, apenas age, faz, atua. E o emocional, como fica? Não fica! Às vezes nem existe! Essa é a resposta.
Não há tempo de sofrer, de aprender com a situação, de chorar. Enfia-se a sujeira embaixo do tapete.
“Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”. Valoriza-se o belo, a vitória, o status, a aparência. O interior vai se esvaindo e sobra só o buraco. Talvez por isso exista tanta gente dizendo sentir “um vazio” no peito, na vida.
Como a linda rosa do filme: perfeita, viçosa, de encher os olhos, mas sem perfume.
Já imaginou isso? A mais bela flor sem perfume? De que vale uma flor se não pra cheirar, pra perfumar?
De tempos em tempos ouço a pergunta: “É impressão minha ou as pessoas estão cada vez mais doentes?”. Não é impressão, não. Doenças físicas, doenças do coração, doenças da alma.
Não é à toa. Cadê seu tempo pra você, cadê seu cuidado consigo mesmo, cadê você? Qual foi a última vez que chorou, que pediu colo, que riu como criança, que se deixou sofrer, que admitiu medo, que disse “eu não sei”, que amou, que viveu?
Chega de colocar curativos nas feridas. Vamos esfregar com água e sabão pra limpar direito e fazer sarar.
Não tenha medo de se olhar no espelho, se conhecer, tocar sua alma. Você descobrirá muitos podres, com certeza, mas descobrirá a pessoa mais bela que existe: você mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário